A AEFA para o desempenho das suas atividades doutrinárias e sociais, compreenderá as seguintes Diretorias:
a) Organizar as tarefas de tratamento espiritual através dos passes e atendimento fraterno formando, para tanto dirigentes, coordenadores, entrevistadores, prelentes e as equipes;
b) Coordenar a elaboração de todos os programas doutrinários e de treinamentos mediúnicos;
c) Organizar grupos de apoio e assistência aos doentes nos lares e hospitais, bem como dar apoio doutrinário/espiritual a todos os assistidos;
d) Zelar pela orientação doutrináriada da AEFA.

a) Auxiliar, conforme as possibilidades, o atendimento aos necessitados;
b) Promover eventos beneficentes com a finalidade de confraternização da família cristã, elaborando os respectivos programas;
c) Organizar encontros de caráter cultural.

a) Divulgar o Programa de Atividades da AEFA, eventos, palestras, cursos, teatros, e outros acontecimentos do movimento espírita realizados dentro ou fora da AEFA;
b) Confeccionar e divulgar o Informativo Mensal da AEFA;
c) Vistoriar todos os murais e observar que sejam atualizados;
d)Cuidar para que a Biblioteca esteja sempre organizada;
e) Manter na Livraria estoques de livros e mensagens selecionadas pela Diretoria para serem distribuidas nas reuniões Públicas, bem como do Programa de Atividades da AEFA.

a) Incentivar o setor da infância e juventude através de encontros de estudos doutrinários específicos, apropriados as faixas etárias, da leitura das obras que compõem a base doutrinária da AEFA;
b) Promover a prática de atividades para divulgação da mensagem espírita;
c) Estimular a participação nas tarefas sociais para aprendizado prático, ante os caminhos que para eles a Lei Divina preparou;
d) Organizar encontros doutrinários voltados para a família.